Inbound Marketing: o que é e como aplicar.

Escritor por: Pedro Sanchez

Começou a estudar Webdesign na época dos dinossauros, antes do css, desde então é fascinado por sites, e marketing digital, passa a maior parte do tempo no computador, e adora assistir filmes com a patroa.

21/07/22

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visam atrair e encantar clientes para sua empresa. Diferentemente do marketing tradicional, a empresa com inbound marketing quer ser encontrada ao invés de procurar por clientes. 

O Marketing tradicional, agora conhecido como Outbound Marketing, foca em aparecer para o cliente e seduzi-lo.

Vivemos em um cenário em que as pessoas estão com os olhos treinados para saber o que é marketing. Todo mundo quer vender e os clientes agora sabem como funcionam as propagandas. 

Afinal, com um mundo onde as tecnologias nos trazem um mar de possibilidades, as coisas tendem a evoluir, assim como as estratégias de vendas. 

Essa verdade fez com que as empresas procurassem um novo jeito de conquistar e manter o seus clientes. Assim surgiu o Inbound Marketing, que foca a empresa em ser encontrada pelo cliente.

O que faz o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma ferramenta que foca em produzir conteúdo voltado ao público-alvo específico da empresa, para assim mostrar sua capacidade como empresa daquele ramo.

Desse modo a empresa tem permissão para uma comunicação bem direta dos seus produtos e serviços com os clientes e possíveis clientes, criando assim um bom relacionamento com o público.

Esse conjunto de estratégias tem como objetivo também cultivar essa boa relação criada com o cliente, fazendo com que ela seja duradoura. 

Isso quer dizer que são criadas ações de comunicação com o intuito de convidar as pessoas a consumirem seu conteúdo no seu site ou blog. 

A partir daqui a empresa começa a trabalhar o relacionamento com aquele potencial cliente. 

Uma boa estratégia de Inbound Marketing pode ser resumida em 4 importantes etapas:

  • Atração de visitantes para seu conteúdo;
  • Conversão de visitas em leads;
  • Concretização dos leads em clientes de fato;
  • Fidelização dos clientes. 

A última etapa é bem importante para sua relação com o cliente, pois ao fidelizá-lo, este irá vestir a camisa da empresa. Ou seja, ele vai defender a marca. 

Por exemplo, uma pessoa tende a dar muito mais valor para uma empresa cuja qual foi recomendação de um amigo do que outra qualquer. Esse é o famoso marketing boca-a-boca. 

Ferramentas usadas no Inbound Marketing

Para realizar essa atração de clientes e encantamento dos mesmos, as empresas contam com a ajuda de ferramentas do marketing.

Como o Inbound Marketing trabalha com a produção de conteúdo, o Marketing de Conteúdo não pode ficar de fora. Essa ferramenta consiste em criar todo o planejamento do seu conteúdo, focado no seu público-alvo. 

Tornando assim, seu material relevante de fato para os clientes e podendo conquistar novos leads interessados pelo assunto.  

Um outro exemplo bom das ferramentas são as Estratégias de SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca).

Quando uma pessoa faz a pesquisa de um produto online, ela provavelmente vai entrar nos primeiros resultados que o mecanismo de busca mostrou.

Uma estratégia de SEO pode ajudar muito o seu domínio a ser melhor rankeado dentre esses resultados. 

Desse modo, é possível gerar mais tráfego para o seu site e, consequentemente, mais conversões de clientes. Isso porque quem clicou no seu link estará procurando por seus produtos ou serviços.

Benefícios 

Esse conjunto de estratégias traz inúmeros benefícios para sua empresa. 

Um deles é o alcance dos clientes certos. Afinal, a empresa que opta por produzir um conteúdo relevante para um público segmentado, tende a ter mais visitantes realmente interessados.

Inbound Marketing em tradução livre significa Marketing de Atração e esse nome não foi colocado sem motivo. Outro grande benefício dessas estratégias é a aproximação com o cliente. 

A sua relação com o público tende a ser boa e duradoura, em vez de somente forçar um produto a eles. 

Conclusão 

Existem diversos benefícios em adotar esse conjunto de estratégias para o marketing da sua empresa. 

O Inbound Marketing surgiu para adequar as empresas para a nova realidade em que vivemos. Sem ele, dificilmente um negócio irá crescer exponencialmente.

Estar atualizado ao mercado atual é função de qualquer gestor que procura fazer um bom trabalho.

Mais ainda, faz parte desse bom trabalho se planejar para poder mudar os processos de comunicação da empresa. 

Portanto, uma boa dica é investir em uma equipe específica de marketing, dependendo dos resultados que está se procurando.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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