logo

Por que escolher o WordPress para o seu site?

Você já quis começar um negócio paralelo, mas hesitou porque sabia que precisaria de um site? Ou perdeu os clientes porque sua pequena empresa ainda não tem um site?

Se você não é uma pessoa de mentalidade tecnológica, configurar um site pode parecer confuso e demorado se você fizer isso sozinho – ou caro, se contratar alguém para fazê-lo.

Essas preocupações são compreensíveis. No entanto, é 2018.

Um site é uma necessidade, se você quiser atingir o seu mercado-alvo, e criar um site é muito mais fácil do que você imagina, especialmente se você usar o WordPress para configurá-lo.

O que exatamente é o WordPress?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), o que significa que ele foi projetado para ajudar você a organizar e exibir o conteúdo em seu site.

O que conta como conteúdo? Tudo o que aparece no seu site, desde o cabeçalho com o nome da empresa até as informações de contato, até as postagens do blog e vídeos tutoriais. Se estiver no seu site, é conteúdo.

7 razões para escolher o WordPress para o seu site de negócios

Pode ajudar pensar no seu site como um espaço de varejo vazio. O seu CMS é como se fosse uma prateleira que você configura para garantir que o conteúdo de sua loja seja organizado de maneira lógica, fácil de alcançar e exibido de forma atraente.

Quando você escolhe um CMS, da mesma forma que escolhe os acessórios da loja, tem muitas opções – e nem todos são iguais em termos de custo, função e estética.

É por isso que o WordPress é o amigo do proprietário ocupado, não tecnólogo e de pequenas empresas.

1. WordPress é gratuito.

De graça é melhor quando você está operando com um orçamento para pequenas empresas. Você ainda terá que pagar por hospedagem na web, e você pode querer comprar um tema em vez de usar um livre para mudar a aparência do seu site (mais sobre isso em um momento), mas o WordPress CMS não custa nada para baixar.

2. WordPress é fácil de usar.

O WordPress se orgulha de seus guias de instalação e suporte de cinco minutos para guiá-lo pelo processo.

Fazer algo complexo pode exigir algumas leituras e conversas nos fóruns de suporte, mas para a maioria dos novos proprietários de sites, passar de zero para o site em poucos minutos é mais do que suficiente.

3. O WordPress tem uma vasta comunidade de suporte.

Trinta por cento de todos os sites são executados no WordPress e tem uma participação de 60% no mercado de CMS. O número de pessoas que usam o WordPress significa que, se você tiver um problema ou dúvida, há uma resposta esperando por você em um dos fóruns de suporte ou desenvolvimento do WordPress .

Isso também significa que, se você quiser terceirizar a manutenção, o conteúdo ou o design do site, há muitos desenvolvedores, redatores, editores e designers que sabem como o CMS do seu site funciona.

4. É fácil tornar seu site WordPress único.

Como o código do WordPress é open source, os desenvolvedores profissionais e de hobby estão sempre encontrando maneiras de melhorá-lo. Existem milhares de temas gratuitos e pagos que você pode escolher para deixar seu site da maneira que você deseja.

Pense no seu tema como se fosse à decoração de interiores de uma loja de tijolo e argamassa. Seu tema cuidará do esquema de cores virtual, da sinalização e dos detalhes do layout do site. Você pode pesquisar por palavra-chave para encontrar temas que melhor se adaptem à sua empresa e, se você se cansar do tema, geralmente é muito fácil alternar para um novo tema, embora haja algumas etapas a serem seguidas para manter o seu site trabalhando do jeito que você quer depois da mudança.

5. Crie sua funcionalidade com plugins do WordPress.

Depois de escolher um host e um tema e configurar seu site básico, existem milhares de plugins que você pode usar para fazer o site funcionar exatamente da maneira que você deseja . Se você deseja carregar mais rápido, fazer backup automaticamente ou otimizar suas postagens de blog para resultados de pesquisa, há um plug-in (ou cinco) para isso.

E porque o WordPress suporta conteúdo multimídia, você não está limitado a posts e fotos. Você pode inserir vídeos, podcasts e apresentações de slides em seu site com os plug-ins corretos.

6. O WordPress leva a segurança a sério.

Com WordPress fica muito fácil manter o software do seu site atualizado, o que é fundamental para manter hackers e ladrões de dados fora de seu site. Algumas atualizações de software do WordPress são automáticas, para evitar vulnerabilidades de segurança , e você pode escolher se deseja que seus plugins sejam atualizados automaticamente ou se você mesmo lidará com essas atualizações.

Para atualizar plugins e temas, tudo que você precisa fazer é clicar nas caixas de seleção ao lado dos itens que você deseja atualizar e, em seguida, aperte o botão de atualização. O truque é lembrar de verificar se há atualizações, e é por isso que a opção de atualização automática é tão útil.

7. WordPress funciona bem com outras plataformas.

Até mesmo o website mais interessante precisa interagir perfeitamente com outras plataformas e com as pessoas, para que você possa ser encontrado e fazer vendas.

Primeiro, ser encontrado: o WordPress é estruturado para facilitar a navegação dos rastreadores de mecanismos de pesquisa, o que significa que seu site terá um melhor desempenho nos resultados de pesquisa , especialmente se você adicionar um plug-in de SEO como o Yoast. O WordPress também funciona bem com os novos critérios do Google para sites compatíveis com dispositivos móveis. Você pode tornar seu site mais fácil para os usuários móveis navegarem escolhendo um tema otimizado para dispositivos móveis ou responsivo.

Quanto às vendas, se você pretende vender diretamente do seu site, o plugin Woo Commerce facilita a venda de produtos, downloads digitais, assinaturas e acesso de membros ao seu site.

E se você quiser alterar os serviços de hospedagem na Web, poderá migrar todo o seu site do WordPress para um novo host facilmente, com menos etapas e em menos tempo do que levaria para migrar um site hospedado gratuitamente pelo criador de sites.

WordPress: é a melhor escolha para o seu site

O ponto principal é que, se você quer um site profissional, que obtenha resultados e seja fácil de configurar e manter, o WordPress quase sempre será sua melhor opção, especialmente se você não for experiente em código e quiser obter o melhor resultado para o seu negócio.